Acesse Currículo AMiZ e Ponto de Cultura Outro Sul Completo no Drive
Currículo Resumido: Currículo Audiovisual - Fazeres de Um Outro Sul.
A AMIZ - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional é uma organização da sociedade civil com mais de duas décadas de atuação em Pelotas, RS. Nascida de um projeto de extensão universitária, a AMIZ tem como perspectiva promover o desenvolvimento social e cultural de comunidades, em especial aquelas em situação de vulnerabilidade.
Histórico e Atuação:
Raízes no Projeto Amizade: A AMIZ tem suas origens no Projeto Amizade, que atendia crianças e adolescentes em situação de rua (Esef- UFpel).
Parcerias estratégicas: A organização estabeleceu parcerias importantes com instituições como a UFPel, os governo local, estadual e federal e outras ONGs, fortalecendo sua atuação.
Foco no desenvolvimento comunitário: A AMIZ atua em diversas áreas, como educação, cultura, desenvolvimento comunitário e inclusão social.
Projetos de destaque: A organização implementou diversos projetos de sucesso como o projeto de Inclusão Digital Casa Brasil, Fórum Social da Periferia, o Ponto de Cultura Outro Sul, o Ponto a Punto e o Outro Sul Hip Hop, entre diversos outros projetos.
Rede de apoio: A AMIZ fez e faz parte de redes nacionais e internacionais, fortalecendo sua atuação e ampliando seu alcance e diversificando sua atuação no terceiro setor, em especial a cultura e a educação.
Objetivos:
Inclusão social: Promover a inclusão social de jovens e adultos, oferecendo oportunidades de educação e qualificação profissional.
Fortalecimento da comunidade: Contribuir para o desenvolvimento comunitário, promovendo a participação cidadã e a valorização da cultura local.
Sustentabilidade social: Buscar a sustentabilidade social dos projetos, garantindo a continuidade das ações e o impacto a longo prazo.
Resultados:
Ao longo dos anos, a AMIZ tem alcançado resultados significativos, como:
Em resumo, a AMIZ é uma organização com uma trajetória sólida e um compromisso com o desenvolvimento social. Através de seus projetos e parcerias, a AMIZ tem contribuído para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Memórias e ações desenvolvidas de 1996 até hoje
A Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional – AMIZ é uma organização não - governamental sediada em Pelotas - RS, existente desde junho de 2001. Muito do trabalho que desenvolve, da visão que pretende implementar, contudo, a antecede, tod@s os seus fundador@s foram, em algum momento, participantes do Projeto Amizade (menin@s em situação de rua), Projeto de Extensão da Escola Superior de Educação Física da UFPEL (1995-2005), existente desde 1995, com o qual sempre manteve parceria, até 2005 quando o projeto terminou - Microfisica do Loteamento Dunas.
Em 2005 algumas pessoas e as Ongs AMIZ e CDD criaram o Instituto Universidade da Periferia - Uniperiferia, colocando em prática a ideia de uma Universidade da Periferia, na perspectiva de incentivar práticas que valorizassem os saberes e as culturas locais. Essa iniciativa teve como eixo articulador a experiência de Formação da Rede Vidadania integrando ensino e pesquisa, colocando na prática um programa de desenvolvimento para o Loteamento Dunas, PRODUNAS, selando importante momento de articulações locais com a celebração em 2006 do Convênio de Cooperação entre as ONGs AMIZ, CDD e UNIPERIFERIA. Essa cooperação foi e é um dos principais componentes e articuladores da microfísicado Loteamento Dunas, e teve como objetivo firmar as bases da cooperação técnica, financeira e institucional entre os partícipes para o desenvolvimento do projeto de inclusão digital do Governo Federal - Casa Brasil, aprovado no edital 2005 – Processo 555046/05 do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Execução 2006 / 2010 e renovado para 2011 / 2012) / https://redevidadania.blogspot.com/search?q=uniperiferia
Em 2008 realizamos Fórum Social das Periferias em (http:// redevidadania.blogspot.com/2008/08/frum-social-da-periferia.html), que envolveu diversas organizações de Pelotas, Região Metropolitana e da França (Nanterre), fórum articulador da formação do Observatório Franco Brasileiro de cidades periféricas, no Seminário Internacional do OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa, em Nanterre – FR, responsável e articuladora do Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida , integrando a rede Mundial de Cidades protetoras da Vida (http://redevidadania.blogspot.com/search?q=observat%C3%B3rio+social).
Em 2010 iniciamos o Ponto de Cultura Outro Sul (https:// pontodeculturaoutrosul.blogspot.com) que integra a Rede Geribanda (16 pontos de cultura) da região centro e sul do estado do RS, e tem como objetivo principal a Formação/ Capacitação e a Produção/ Circulação dos bens e serviços culturais deste outro sul onde habitamos, a partir do acesso e criação de conteúdos de audiovisual inseridos nas tecnologias da informação e comunicação digital, nos campos artísticos do Designer Gráfico, da Música, da Dança, do Teatro, da Literatura e do Folclore, criando espaços e ações para o exercício da autonomia e autogestão dos envolvid@s, atuando com lideranças comunitárias, agentes culturais e integrantes de grupos e movimentos sociais.
Em 2009, ainda na luta pela aprovação da Lei municipal de Incentivo a Cultura, reunimos diversos artistas, coletivos e instituições culturais para reivindicar o Procultura Pelotas, que conseguimos dois anos depois, realizamos a Primeira Primavera Cultura Livre, que surge da necessidade de Glocalizar Pelotas / Conectar os movimentos e expressões culturais e as relações sociais contemporâneas a partir do Eixo Temático ECONOMIA DA CULTURA LIVRE - FOMENTO E ARTICULAÇÃO DE REDES CULTURAIS (https://redevidadania.blogspot.com/search?q=primavera+cultura+livre). Na ocasião recebemos a presença do diretor do Fumproarte (Fundo Municipal de Porto Alegre), em 2010 realizamos uma semana de discussões, painéis, oficinas e workshops articulando o movimento pró cultura em Pelotas. A PCLivre ao longo de quase duas décadas realizamos mais de 50 shows, intervenções teatrais, práticas circenses,..., inicialmente o movimento foi articulada na parceria com a Satolep Circus (Galpão), Amiz, Moviola filmes, Casa do Joquim, RadioCom e Sesc, entre outros, ações culturais que vieram se ampliando a partir do Cultura Viva e rede de pontos de cultura, incluso na pandemia realizamos o Festival PCLivre com 11 lives de 10 artistas - grupos culturais. (https://redevidadania.blogspot.com/2010/11/imagens-primavera-cultura-livre.html).
Atualmente (2017-2024) passamos a integrar a rede Otroporto de economia criativa, desenvolvendo o projeto Outro Sul Hip Hop nas escolas e comunidade da zona do porto de Pelotas, levando a linguagem da cultura Hip Hop, que muitos adolescentes e jovens utilizam para se afirmarem como sujeitos sociais, para demarcar territórios e valorizar uma identidade cultural baseado na cultura da solidariedade (https://www.facebook.com/groups/ outrosulhiphop). Projeto que vem gerando fruição econômica - cultural e fortalecendo a rede de economia da cultura na cidade de Pelotas em especial na zona do Porto, conectando e atuando como elemento integrativo entre economia, cultura e comunidade. Também estamos desenvolvendo a Incubadora Otroporto de Empreendimentos Criativos Solidários, em processo de incubação via edital de 05 empreendimentos de economia criativa - solidária que receberão assessoria em gestão, formação e capacitação humana, e ao final um aporte de recursos no valor de R$ 10000,00 (dez mil reais) para implementação do seu projeto - empreendimento (https://otroporto.com.br/noticias/edital-incubadora-otroporto).
Em 2023 sempre atuando fortemente também em ações comunitárias junto ao Loteamento Dunas - Bairro Areal, onde a AMIZ - Ponto de Cultura e Outro Sul fez a produção executiva e organizacional do Projeto, que foi realizado pelo Instituto Universidade da Periferia - Ponto de Cultura Paralelo 33, desenvolvemos a Hip Hopera no Loteamento Dunas, importante espetáculo o Canto de um Canto do Mundo (Ópera Rap incluindo outros “sucessos”) CEPC: 8243 - Edital SEDAC n° 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo, foi acessado e executado pelo Instituto Universidade da Periferia - UNIPERIFERIA, com realização da Usina de Teatro e Núcleo de Artes do Comitê de Desenvolvimento do Dunas - CDD e em parceria com o Ponto de Cultura Outro Sul - ONG AMIZ, e foi realizado com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (https:// operaderua.blogspot.com/https:// operaderua.blogspot.com/).
Estamos também desenvolvendo o Dunas em Conexão 2023-24 que é um projeto do Procultura - Secult Pelotas e consiste em uma Feira de Economia Criativa que se desdobrou - se ampliou para uma ação conjunta entre poder público e sociedade civil de fortalecimento da Rede Local de atuantes para fortalecimento da comunidade do Loteamento Dunas, e acontece uma vez por mês intercalando entre a Praça Céu da Artes e o CDD - Comitê de Desenvolvimento, esses equipamentos um público (AMIZ compõe o Conselho Gestor da CEU) e outro da sociedade civil (que é nossa sede de trabalho no CDD), ocupam os dois lados do Loteamento Dunas, desta forma conseguimos articular a comunidade como um todo (https://redevidadania.blogspot.com/2024/07/dunas-em-conexao.html).
Agora em 2024 nas comemorações dos 20 anos do Programa Cultura Viva realizamos a a Live Outros Paralelos: Cultura Viva Fora do Tempo, direto do sul do Rio Grande do Sul e nessa comemoração de 20 anos do Cultura Viva juntamos os pontos de cultura outro sul ONG AMIZ (https:// pontodeculturaoutrosul.blogspot.com/) e o ponto de cultura paralelo 33 transformundo ONG UNIPERIFERIA (https:// paralelo33transformundo.blogspot.com/). OUTROS PARALELOS foi live para seguirmos fortalecendo e reconhecendo cada vez mais a diversidade da cultura viva brasileira, por isso a live intercalou um pouco de papo e musica do sul do sul do Rio Grande do Sul, com o recorte da música - cultura negra do sul, do cultura viva e politicas culturais e do dia Fora do Tempo que foi dia 25 de julho na cultura do calendário Maia, que é o dias das artes, do final de um ciclo e inicio do ano vindouro, é fora da agenda é cultura viva. Desta forma comemoramos junto com o Brasil profundo celebrando a Cultura Viva, que mesmo ainda jovem, vem reconhecendo, fomentando, potencializando e nos apresentando, e que nos faz sermos o pais da diversidade cultural Aho! (https://redevidadania.blogspot.com/2024/07/live-outros-paralelos-cultura-viva-fora.html).
Por fim, temos várias perspectivas e ações projetadas para 2025, entre elas 03 projetos importantes:
1 - Edital 2024-25 LPG - SEDAC - RS Incubadora Outros Paralelos, onde a AMIZ será a Produtora Executiva da proposta específica de transformar 04 (quatro) ideias - iniciativas, em 04 (quatro) Projetos - Propostas de Economia Criativa e Solidária, a partir de um edital de chamamento de incubação de projetos culturais. Durante o processo serão trabalhadas questões de assessoria, planejamento, formação e capacitação em gestão cultural e análise financeira, o processo de formação e capacitação também será destinados a outros grupos e iniciativas além dos projetos incubados. Também realizará um Seminário sobre Economia da Cultura Criativa e Solidária e uma Feira de Economia com uma Mostra Cultural. Neste processo a incubagem de iniciativas de economia criativa e solidária no Loteamento Dunas e na cidade de Pelotas, estaremos propiciando democratização e acesso pleno para a formação e capacitação da rede de economia da cultura local - cidade, assegurando assessoria em gestão, análise financeira, planejamento estratégico, elaboração e execução de projetos. Potencializando não só a rede local do Loteamento Dunas, mas buscando integrar com o Fragata, Pestano e Navegantes potencializando não só a economia criativa e solidária, mas diversos agentes, educadores, pessoas e iniciativas que atuam na economia criativa e solidária da cidade de Pelotas.
2 - Edital 2024 - 25 PNAB - SEDAC RS Cultura Viva. O projeto Fazeres de Um Outro Sul fortalece a cena cultural do Loteamento Dunas, em Pelotas, e da região Sul, por meio de formação, produção e difusão artística. Serão oferecidos cursos gratuitos em áreas como Produção Audiovisual e Planejamento Estratégico, além de mostras culturais como o Primavera Cultura Livre e o Colônia Festival. Também haverá gravações de músicas e videoclipes inéditos, com foco na valorização de artistas locais e da diversidade cultural. O objetivo é criar redes de colaboração, fomentar a economia criativa e registrar a memória cultural local em acervos digitais. Vamos juntos transformar e fortalecer a cultura local - regional.
3 - Edital 2024-25 LPG Secult Pelotas com o Projeto Minha Vila Minha Sina, onde a AMIZ será a produtora executiva O roteiro "Minha Vila Minha Sina", de Clóvis Veronez, é um drama-documentário que explora as vivências da juventude na periferia urbana, especialmente no Loteamento Dunas, em Pelotas. Com duração aproximada de 25 minutos, o filme intercala narrativas individuais, representações comunitárias e debates sobre o papel das economias criativas, da educação e da cidadania cultural no contexto periférico. O roteiro busca dar voz à juventude da periferia, retratando suas lutas, sonhos e relações com o trabalho, a arte e a educação. É uma celebração da resistência e da criatividade local, enquanto propõe reflexões sobre políticas públicas, economia solidária e a relevância da cultura como instrumento de cidadania e transformação social.
Pedalando e Montando a Bicicleta - Partiu 2025!